Pular para o conteúdo principal

O que é Transpilação ?

A transpilação é, essencialmente, uma tradução especializada do processo de compilação. O procedimento é realizado de forma semelhante ao que um compilador faz, porém com uma diferença notável: enquanto um compilador tradicional tem como alvo um código de baixo nível, como Assembly ou código de máquina, o transpilador tem como objetivo um código-fonte em uma linguagem diferente ou a mesma linguagem escrita de outra maneira.
Linguagens como CoffeeScript, TypeScript e o próprio JavaScript usam a transpilação para garantir compatibilidade entre versões. Há também outras linguagens que geram código-fonte em C em vez de código de baixo nível.
Dessa forma, é possível programar em ES6 sem preocupações, mesmo que você queira oferecer suporte a navegadores antigos com versões mais antigas da especificação EcmaScript. Basta realizar a transpilação do ES6 para uma versão anterior e o código poderá ser executado em qualquer lugar. Isso se torna ainda mais fácil, já que muitas das novidades do JavaScript são praticamente "açúcar sintático" (syntax sugar).
A transpilação pode ser vantajosa, pois permite que uma linguagem esteja disponível em várias plataformas e se beneficie das otimizações que essa linguagem proporciona. No entanto, também existem algumas desvantagens, como a dificuldade na depuração, que pode exigir mapeamento, ou possíveis incompatibilidades entre o modelo de memória da linguagem-fonte e da linguagem-alvo, entre outros aspectos.

Refrências:

MOZILLA DEVELOPER NETWORK (MDN). Transpilation. Disponível em: https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Glossary/Transpiler. Acesso em: 6 jun. 2018.
ECMA INTERNATIONAL. ECMAScript 2015 Language Specification. Disponível em: https://www.ecma-international.org/ecma-262/6.0/. Acesso em: 6 jun. 2018.
MICROSOFT. TypeScript. Disponível em: https://www.typescriptlang.org/. Acesso em: 6 jun. 2018.
COFFEESCRIPT. CoffeeScript. Disponível em: https://coffeescript.org/. Acesso em: 6 jun. 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programação Defensiva

O que é programação Defensiva? Esse tipo de programação é um particular de uma única linguagem? Será que meu código ficará mais difícil de fazer ou até mesmo difícil de ler?                Bem, essas são as perguntas que irei responder para todos vocês que tem interesse em aprender um pouco mais sobre o que é programação defensiva e como tornar essa prática comum no nosso dia a dia de trabalho. O que é programação defensiva? O conceito dessa prática é bem similar a prática de direção defensiva, claro que nem todos os leitores desse artigo sabem dirigir, porém com certeza já ouviu falar que um motorista dirige pensando em si e nos demais ao seu redor . Agora por que isso é assim ? Por que na prática um erro de um motorista ao seu redor ocasionará o seu erro, falando em palavras simples, um motorista aplicando o conceito de direção defensiva, ele sempre dirige pensando em evitar ou reduzir os efeitos da Lei Murphy, onde tentaremos evitar que aquele erro aconte

Protegendo a Navegação das Crianças

A internet nos ajuda muito no dia a dia, mas também pode ter conteúdos que não são adequados para crianças. Para proteger nossos pequenos enquanto navegam online, é importante usar ferramentas que filtrem e bloqueiem esses conteúdos. Uma ótima solução é configurar servidores DNS family-friendly, como os oferecidos pela Cloudflare. Neste post, você aprenderá passo a passo como configurar esses servidores DNS em dispositivos Android e iOS, garantindo um ambiente virtual seguro para suas crianças. Entendendo um pouco o conceito! O serviço Cloudflare Family visa oferecer uma experiência de navegação mais segura e protegida para as famílias, bloqueando sites com conteúdo adulto e malicioso. Ele foi projetado para proteger dispositivos e redes domésticas, ajudando a garantir que crianças e outros membros da família não acessem conteúdo inadequado ou perigoso enquanto navegam na internet. Assim como os servidores DNS padrão da Cloudflare, os servidores 1.1.1.3 e 1.0.0.3 oferecem uma navegação